(0) Comentário
31/07/2010
Com o objetivo de estimular e premiar os profissionais da comunicação que veiculam matérias sobre os direitos da criança e do adolescente o Projeto de Comunicação como Ferramenta de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes lança o Prêmio CRIANÇA.PB de Jornalismo “20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”.
O projeto está sendo executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH/PB) com apoio do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA) e da Ong Associação de Prevenção à AIDS (AMAZONA). O projeto tem o patrocínio da Petrobras, através do repasse ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
As inscrições serão feitas na sede da Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), no período de 01 a 15 de novembro de 2010. Poderão concorrer trabalhos produzidos em português e veiculados/publicados nas emissoras de Rádio e Televisão, jornais e revistas de comunicação do Estado da Paraíba no período de 01 de Janeiro de 2010 a 30 de outubro de 2010. As categorias participantes são Jornalismo Impresso, Jornalismo na Internet, Radiojornalismo e Telejornalismo.
Os primeiros lugares de cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais), além de troféus para os trabalhos indicados como finalista, identificando a categoria concorrente. Os troféus serão entregues aos 1°, 2° e 3° lugares de cada uma das quatro categorias.
O julgamento será realizado em duas etapas, sendo a primeira de avaliação e seleção individual dos melhores trabalhos inscritos e a segunda, de votação dos finalistas do concurso. Nesta etapa ficarão três trabalhos de cada categoria, o 1°, 2° e 3° lugares. O edital da premiação já está disponível no site (www.crianca.pb.gov.br).
O projeto e o concurso são executados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH/PB), com apoio da Associação de Prevenção à AIDS (AMAZONA), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PB) e patrocínio da Petrobras (com repasse ao Fundo da Infância e Adolescência).
O Projeto atua com foco no Sistema de Garantia de Direitos (SGD) na perspectiva de consolidar ações que envolvam vários atores, através das ações: 1. Desenvolvimento de um portal com contador de notificações de casos de violência contra criança e adolescente. 2. Oficinas nas escolas estaduais com o objetivo de levar o ECA para a sala de aula, visando o esclarecimento dos alunos e alunas sobre os direitos que lhes são assegurados por lei, e, a partir desse conhecimento, trabalhar através de produção textual para a criação de um jornal sobre o tema. 3. Campanha para profissionais e empresas de comunicação; oficinas de capacitação para comunicadores das redações e um prêmio para os jornalistas que veicularem matérias positivas sobre a criança e adolescente através dos meios de comunicação que trabalham (jornal impresso, rádio, televisão e portal de internet).
A campanha se desdobra em três momentos: Formação para profissionais de comunicação sobre mídia e direitos da criança; Seminário com comunicadores e sociedade em geral; e Concurso para profissionais de comunicação.
O Portal funciona como uma agência de notícias para subsidiar a imprensa sobre os temas sobre criança e adolescente com um olhar focado no respeito e na divulgação correta de dados e informações. Dentro do portal funciona o contador cuja função é dar maior visibilidade casos de violências sofridas por crianças e adolescentes garantindo os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para divulgar esses dados, uma rede estratégica de articulações foi montada em toda a Paraíba. Delegacias da Infância, Conselhos Tutelares, Unidades do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), GEMOL (Gerência Estadual de Medicina e Odontologia Legal), Juizado da Infância e Hospitais, são alguns dos órgãos competentes que, em parceria com o projeto, irão fornecer os números das ocorrências sobre abuso sexual, homicídios, negligência, afogamentos, envenenamento, acidentes de trânsito, exploração sexual, latrocínio, violência física e psicológica serão registrados no site, através de filtros de idade, sexo e raça para alimentar o contador do site.
Contato e informações:
Secretária Estadual de Desenvolvimento Humano
Projeto Criança.PB
(83)3218-6667
Janaína Araújo – Coordenadora
(83) 9225-5455
Joelma Oliveira – Assistente de Comunicação
(83)8808-5914
Haceldama Borba


API - Associação Paraibana de Impresa 2009-2011 | Todos os direitos reservados. | Login