API – Associação Paraibana de Imprensa


  • (0) Comentário

    23/05/2011

    Folha de São Paulo celebra 30 mil edições publicadas

    A capa especial do periódico trouxe as manchetes dos eventos mundiais mais marcantes das últimas nove décadas, como o fim da segunda guerra mundial e a libertação dos prisioneiros dos campos de concentração, em 1945; a eleição de Tancredo Neves em 1985, a queda do muro de Berlin, em 1989, e o Impeachment de Collor, em 1992.

    O encarte especial conta uma um “relógio”,  que rememora a trajetória do jornal, inaugurado como Folha da Noite, em 1921, em um país de 30,6 milhões, essencialmente agrário, no qual 37 % da população era analfabeta. Eram publicadas, também, a Folha da Tarde e Folha da Manhã.  Em 1° de janeiro de 1960, as Folhas foram unificadas e deram origem a Folha de S.Paulo.
    No interior do encarte, os colunistas José Simão, Marcelo Coelho e Ruy Castro comentam, respectivamente, as edições número um, 10 mil e 20 mil. Na seção “Folha Corrida”, foram compiladas frases marcantes de  personagens históricos como  Getúlio Vargas, Winston Churchill, Martin Luther King e John Lennon.
    A edição 30 mil não equivale a 30 mil edições em dias corridos, o que daria 82 anos no total, pois em determinados períodos os jornais não eram publicados diariamente. Segundo o editor executivo da Folha, Sérgio Davila, a edição 30 mil “é uma oportunidade para que o jornal reveja sua evolução dentro da imprensa brasileira e discuta como continuar sendo um veículo relevante no futuro”.
    Redação Portal IMPRENSA

    Haceldama Borba



API - Associação Paraibana de Impresa 2009-2011 | Todos os direitos reservados. | Login